Botas Salto Agulha

Botas Salto Agulha

sábado

Conversando sobre a Fé

Quais são as características dos grupos em que você está inserido: trabalho, família e amigos?
Pense em um destes grupos e reconheça os aspectos organizacionais que identificam este grupo.

Aspectos Organizacionais

Clima Organizacional e Cultura Organizacional

Biografia Ambiente
Filosofia Sentimentos

Caráter Motivação
Missão Liderança
Visão Linguagem

Visão = Pensar
Valores = Sentir
Missão = Querer

O reconhecimento da existência de um mundo invisível é a visão sistêmica da percepção do mundo ao nosso redor. O mundo material e seus sistemas vivos são como totalidades inseridas em outras totalidades. Cada sistema tem seu nível de complexabilidade, identidade e autonomia, porém está envolvido em um sistema mais complexo, com um sutil equilíbrio dinâmico entre a sua autonomia e a sua dependência de um sistema maior. Outros exemplos: O Sistema Solar, o Funcionamento Celular, as Redes de Telecomunicações, as políticas de governo e etc.
O plano concreto de nosso mundo está permeado por um mundo sutil, invisível e subjetivo; onde os aspectos sutis de nossas individualidades e da coletividade se entrelaçam continuamente em uma teia de relações entre emoções, sentimentos, energias e pensamentos. Perceber o todo não se limita ao plano material. Perceber o todo não se limita ao plano material.

Objetivo Subjetivo
Visível Invisível
Concreto Sutil
Luz Sombra
Forças Fraquezas

Isso nós trás a consciência da responsabilidade pelo todos, porque estamos o tempo todo influenciando a nós mesmos, as pessoas com quem nos relacionamos e o ambiente onde vivemos. Para que haja harmonia é preciso sincronicidade.

A medida em que as coisas acontecem na vida de um individuo as experiencias que ocorrem elas são codificadas e simbolizadas positiva ou negativamente, ou são ignoradas e ou são negadas.

Reflexão:
1) O que eu estou fazendo aqui hoje?
2) Em que eu acredito?
3) O quanto em me conheço?
4) Como eu percebo o mundo espiritual?
5) No que eu deposito fé?
6) Como eu compreendo o sentido ou significado da fé Cristã?
7) Como definir o que é fé?

“ A Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem. Pois pela fé os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir.” (Hb 11, 1 - Bíblia das Mulheres; Edição Especial)

“A Fé é um modo de já possuir aquilo que se espera, é um meio de conhecer realidades que não se vêem. Foi por causa da fé que os antigos foram aprovados por Deus.” (Hb 11, 1 - Bíblia Sagrada; Edição Pastoral)

“Atitude fundamental do homem em relação a Deus. É atitude inclusiva: implica fidelidade e lealdade de Deus e exige entrega confiante por parte do homem. Basei-se na palavra de Deus que anuncia e promete, esta palavra pode estar garantida por um sinal ou por ações prévias de Deus”. Definição do glossário da Bíblia do Peregrino; Edição de Estudo)

Exemplos de fé extraídos do Antigo Testamento podem ser lidos em Hb 11, 4 - 37 (Bíblia das Mulheres; Edição Especial)

Através das coisas que nos contam a fé se torna inteligível e baseada em conteúdos específicos que podem identificar uma crença comum. Então pode ser considerada como o relacionamento entre os crêem como:

Valores Culturais
Doutrinas
Prática

* O que te contaram sobre os principais princípios da fé? O que faz a pessoa que tem fé? No que ela se diferencia?

A fé é a relação entre Deus e cada indivíduo, geralmente está relacionada a coragem para confiar e se entregar a Deus, porque é acreditar naquilo que não se poder ver, tocar, ouvir ou experimentar. Quando acreditamos apenas no que vemos nos tornamos limitados, isso é ruim porque o homem é capaz de compreender e perceber o mundo além do plano material. Muitas vezes aquilo que não se vê é muito mais importante. Dogmas rígidos podem engessar a possibilidade ilimitada da dinâmica do ser humano, apenas submetendo-o a regulamentos e ao obedecimento de regras. Muitas vezes é preciso se opor ao que é conhecido e confiar naquilo que não se pode ser visto.

Para Maria, Deus estava acima da consciência. Aceitou ter um filho em uma situação humanamente impossível. Disse: “Que se cumpra em mim a tua palavra!”.

* Você consegue me contar algum fenômeno onde não há explicação ainda aquilo que a ciência prega?

A fé é muitas vezes um ato de coragem. Jesus disse: “Coragem! Não tenham medo. […] Mas Pedro ficou com medo e começou a afundar, e gritou: Senhor, salva-me! Jesus estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: Homem fraco na fé, por que duvidou?” (Mt 14, 22-32)

* Será que devemos acreditar naquilo que não faz sentindo ou não tem fundamento? Não, é importante ter fundamentos. Deus pede para desenvolvermos fé com fundamentos. “Conheceis a verdade e a verdade vos libertará”, disse Jesus.

As crenças e valores devem se manter constantes, mas eles não devem ser rígidos e fixos para não se perder o espaço da fé. O que destrói a relação entre fé e dogma é a manipulação daquilo que se crê para que seja favorável a uma ou outra determinada cultura.

Certa vez, Jesus se dirigiu a uma mulher que era considerada pela sua cultura como impura por ser grega, mas que segundo Ele, ela possuía fé no coração. De acordo com as Leis Judaicas Jesus não poderia se aproximar dela, mas ela tinha fé apesar da condenação judaica e sua filha foi curada por isso. (Mc 7, 24-30)

“Alguns rejeitam a boa consciência e acabam naufragando na fé” (Tm 1, 19). Não devemos nos ocupar com fábulas e genealogias sem fim, estas favorecem mais discussões do que o projeto de Deus que se realiza na fé. A finalidade desta é a ordem que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sem hipocrisia. (Tm 1, 4-7)

Jesus praticou curas de acordo com a fé de seus seguidores. Aqueles que verdadeiramente tinham fé alcançavam o merecimento dos seus milagres. Há através da fé a oportunidade de nos regenerarmos de acordo com o nosso entendimento e nossas ações.

A importância da Intensidade ou do tamanho da fé varia. Os próprios discípulos não conseguiam expulsar os demônios. Jesus dizia que isso acontecia porque a fé deles não era bastante. “ Se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda podem dizer a montanha que se vá daqui para lá e ela irá. E nada será impossível para vocês. (Mt 17, 20)

A fé precisa de obras. A fé se manifesta em atos concretos. “A fé sem obras é uma fé morta” (Tg 2, 14-26). A fé um princípio de ação que motiva as atividades diárias de uma pessoa.

Os rituais são importantes porque possuem a capacidade de funcionarem como ferramentas de auto-regulação. Exemplos: A repetição de comportamentos e gestos, compreender o simbolismo significativo, cantar, rezar ou orar, cantar, ler a bíblia, ouvir os evangelizadores, ir a missa, invocar a Deus entre duas ou mais pessoas, praticar a caridade e etc. Isso tudo nos aproxima e fortalece o nosso ser através da motivação e harmonização exercitando a nossa fé.

É preciso persistência para ser alcançada a recompensa, perseverança na constante luta e constante renovação. “Não abandoneis portanto a confiança, ela tem grande recompensa” (Hb 36). A fé precisa ser sempre retroalimentada, precisa ter a energia constante da iluminação, ser sempre abastecida para dar continuidade ao longo do caminhar. A jornada diária de conhecer a Deus prepara o peregrino para estar com ele e o fortalece. Da fé tira-se forças para resistir os dias ruins e os desafios da vida.

“Senhor me ajuda, a cada dia basta o Seu cuidado.” (Padre Marcelo Rossi)
.
Crica Fonseca

Nenhum comentário: