Botas Salto Agulha

Botas Salto Agulha

sábado

Fases e Fontes de Recrutamento e Seleção


É fundamental conhecer a realidade da empresa que está oferecendo a vaga de emprego, quais são suas necessidades, diretrizes, visão, missão, projeção de mercado, metas e valores. Conhecer as políticas da organização também engloba descrever os benefícios, as remunerações, os incentivos aos funcionários, a preocupação com planos de carreira e o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Quando feito o recrutamento e seleção, é importante claramente e com bastante sinceridade o que a empresa oferece pelos serviços prestados aos funcionários contratados. Os candidatos potencialmente aptos devem conhecer de forma verdadeira seu futuro campo de atuação para que se comprove a atração inicialmente instigada. Os profissionais da área devem escolher fases e fontes de recrutamento e seleção conforme estas afirmações para melhor identificar e aproveitar talentos de acordo com a realidade de cada empresa.

Critérios bem definidos de Pré-Seleção estabelecem um roteiro direcionado capaz de auxiliar todo o processo. Inicialmente descreve-se o cargo e faz-se análise do perfil desejado contando com a colaboração dos Gestores de Recursos Humanos, Gestores Administrativos, Outros Gestores e Líderes Encarregados pela Produção_ estes últimos são aqueles que estão em contato direto com o trabalho a ser realizado; Profissionais Especializados e Psicólogos. Neste mapeamento prévio são descritos quais conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes serão exigidos do candidato que irá preencher o cargo. Concomitantemente, através de técnicas e das experiências dos profissionais devidamente habilitados para fazer o processo de recrutamento e seleção será possível conhecer as características de personalidade, histórico profissional, informações acumuladas, fatores motivacionais e etc. Assim, comprovando a potencialidade do candidato ao exercício profissional e suas expectativas futuras. É importante considerar que o potencial para o desenvolvimento deve ser contabilizado como um dos critérios mais favoráveis ao candidato.

Em todas as fases é preciso contar com a integração dos Gestores e Supervisores de Linha. Inicialmente para descrição de critérios a serem requeridos, seguidos da identificação honesta dos benefícios e remunerações oferecidos de acordo com a capacidade da empresa e na utilização de técnicas adequadas, válidas e fidedignas durante todo o processo. A parceria destas áreas permite maior êxito ao alcançar candidatos com perfis bastante próximos aos estabelecidos. Aos Analistas e Gestores de Recursos Humanos confia-se o planejamento, execução e finalização do processo de acordo com técnicas específicas levando-se em consideração as exigências do cargo, o perfil dos candidatos e suas potencialidades, e o perfil da empresa e de seus dirigentes. Dentre tais ferramentas desenvolvidas estão a Entrevista Individual e as Dinâmicas de Grupo.

Como um roteiro é sugerido a cuidadosa Análise dos Currículos, a Entrevista Individual _ com objetivo de conhecer melhor o candidato através de fatores como: aparência, eloqüência, proatividade, expectativas, histórico de vida pregressa, desenvolvimento profissional, confirmação das informações apresentadas no currículo, capacidade para resolução de problemas e para lidar com frustrações, características pessoais e outros. Nesta seqüência os candidatos escolhidos devem demonstrar suas habilidades relacionais convivendo em um grupo onde serão propostas atividades diversas a realizarem-se com seus concorrentes. Durante esta etapa deve haver o Facilitador, no papel de coordenador de atividades, e uma segunda pessoa tecnicamente preparada para ser o Observador. Técnicas de “Quebra-Gelos” são sugeridas para o início das atividades porque fazem com que os candidatos sintam-se mais à vontade para expressarem-se livremente. Sequencialmente será necessário escolher e submeter os candidatos a uma técnica de Apresentação Individual. Então, será apresentada a Dinâmica de Grupo com objetivo de reproduzir a realidade durante a resolução de problemas. Testes Psicológicos podem ser realizados, desde que sejam exclusivamente aplicados por Psicólogos como os únicos profissionais legalmente habilitados para tanto. Esclarecimentos sobre a empresa, cargo pretendido, o que será oferecido aos futuros empregados e demais informações devem ser apresentados de forma clara e direta. Testes de Conhecimentos Específicos devem ser aplicados. A possibilidade de uma atividade prática no exercício da função pretendida pode auxiliar os gestores em suas escolhas. Assim como, o contato com os responsáveis pela Linha de Produção e membros do Staff pode concluir a escolha definitiva do talento a ser incorporado a equipe de trabalho.

Ao finalizar o processo de recrutamento e seleção será feita a análise criteriosa dos dados recolhidos criando uma teia de informações relevantes para que a vaga seja preenchida pelo candidato mais adequado aos critérios de forma suficiente e necessária para o bom desempenho profissional. Ao final de toda esta seqüência avaliativa deve ser feita também uma auto-avaliação por parte dos gestores responsáveis por todo processo. A equipe de trabalho de recrutamento e seleção submete-se a analise de participação individual e em grupo durante todas as fases do processo como forma de compreender seus erros e sucessos, identificar dificuldades apresentadas, estabelecer mudanças futuras, aprimorar seu exercício profissional, avaliar a metodologia utilizada, identificar custos, reconhecer a necessidade de treinamento das lideranças, reconhecer a importância de profissionais habilitados durante a execução das etapas, definir novas fases e fontes, refletir sobre crenças e valores, e principalmente, os avaliar resultados obtidos e os veículos utilizados para tanto.
.
.
Crica Fonseca



Nenhum comentário: