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quinta-feira

Psicologia, Motivação e Remuneração

(Crica Fonseca)
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..........Os conhecimentos da psicologia nos permitem identificar alguns dos efeitos no funcionamento psíquico e social dos indivíduos e os caminhos percorridos internamente pelo uso da ferramenta de Incentivo chamada de Remuneração Variável ou Flexível que está sendo bastante divulgada e implantada atualmente como fator motivacional para a melhoria do desempenho das organizações e, principalmente, visando maior lucratividade, rentabilidade e sustentabilidade para as empresas. Enquanto estratégia para Gestão de Pessoas está intimamente ligada ao Behaviorismo Radical do americano B.F. Skinner e outros estudiosos que sugerem a mesma linha de pensamento. A importância de um programa individualizado também está em conformidade com outras abordagens psicológicas que convergem neste sentido.
..........Segundo a Análise do Comportamento feita por Skinner em (1957); “homens agem sobre o mundo, modificando-o, e ao fazê-lo são modificados pelas conseqüências de suas ações”, citado em Alencar (2006). Skinner através dos seus experimentos controlados em laboratório _ utilizando principalmente animais como pombos e ratos; acreditava que as leis da aprendizagem poderiam ser aplicadas a todos os seres vivos. Concluiu também que há a probabilidade de um evento ser afetado ou causado por outros eventos causando uma relação de dependência entre eventos comportamentais e ambientais. Desta forma são adquiridos comportamentos que podem permanecer, ou não, no repertório de cada indivíduo dependendo dos reforços agregados a eles, desde o fator relacionado às necessidades básicas de sobrevivência até os relacionados à afetividade, sociabilidade e etc. São várias as contingências capazes de definir, influenciar e reforçar o comportamento, sejam elas filogenéticas, ontogenéticas e ou culturais. Identificar as contingências de reforçamento é o primeiro passo para influenciar os processos de motivação, memória, aprendizagem, percepção, interação social, desenvolvimento da personalidade, cognição e linguagem; de acordo com Sidman (2003). Percebe-se que são classificáveis boa parte dos critérios motivacionais intrínsecos e extrínsecos que definem a atuação organizacional dos funcionários. Autores como A. Maslow, D. Mc Gregor e F. Herzberg confirmam esta importância.
..........Levando em consideração a Escola Psicanalítica de Freud _ na qual compreende o conteúdo psíquico impregnado de valores emocionais como aquele que orienta a percepção do mundo segundo o inconsciente; em junção com a Escola Behaviorista _ que fala da construção do repertório comportamental adquirido; entendemos que a pré-definição de motivadores não atingirá a todos os indivíduos da mesma maneira. Ou seja, a Remuneração Variável ou Flexível não atingirá o objetivo motivacional quando aplicada de forma generalista. Personalizar os tipos de remuneração de acordo com cada indivíduo, apesar de trabalhoso, diminuirá a probabilidade de erro e aumentará as chances de atingir bons resultados. A visão das abordagens humanistas como a Abordagem Centrada na Pessoa (Carl Roges) e a Gestalt (Fritz Pearls), reforçam a idéia que o indivíduo está em constante desenvolvimento e é impulsionado pela autoregulação e autorealização, buscando através da autenticidade nas relações estar cada vez melhor naquilo que se propõe a fazer desde que perceba os benefícios individuais alcançados de acordo sua a subjetividade.
..........Dentre as dificuldades encontradas temos questões como: Como saber se o funcionário está motivado? Em que momento determinado reforço torna-se verdadeiro motivador? Será possível alcançar a subjetividade de forma benéfica de acordo com as necessidades individuais e coletivas? Quais os recursos disponíveis pela empresa para criar programas de recompensa personalizados sem gerar gastos abusivos? Concluí-se que a pesquisa dos fatores motivacionais individuais é extremamente importante e deve nortear ações durante todo o programa, desde a sua implantação e até mesmo durante a manutenção das formas de Remuneração Variável ou Flexível. O planejamento prévio com visão estratégica deve estar em concordância com os custos possíveis e necessários, mesmo aqueles se serão imprevisíveis. A empresa precisa estar disposta a correr riscos. Atingindo esta mentalidade de forma coerente e concisa; desde os donos, a alta gerência, os líderes e formadores de opinião até os empregados que, por vezes, são os principais responsáveis pela consolidação dos resultados. Devemos considerar como fundamental tais estudos feitos pela psicologia enquanto gestores para o desenvolvimento e manutenção de comportamentos desejáveis e favoráveis ao ambiente de trabalho, desempenho profissional, a capacidade de alinhar os esforços das pessoas em busca dos resultados organizacionais, a rentabilidade, lucratividade e sustentabilidade das empresas.
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Crica Fonseca

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