Botas Salto Agulha

Botas Salto Agulha

domingo

.
.
.
.

The real difficulty is that people have no idea of what education truly is


We assess the value of education in the same manner as we assess the value of land or of shares in the stock-exchange market. We want to provide only such education as would enable the student to earn more. We hardly give any thought to the improvement of the character of the educated. As long as such ideas persist there is no hope of our ever knowing the true value of education.



(M. K. Gandhi True Education on the NCTE site)

.

Educar para Libertar!

(Crica Fonseca)

O professor exerce um papel fundamental no desenvolvimento humano de seus alunos não apenas no contexto pedagógico, como também no enfrentamento de problemas e na resolução de conflitos interpessoais, no aprimoramento de diversas competências e na utilização prática dos ensinamentos propostos em sala de aula. Torna os alunos cidadãos atuantes e capazes de promover mudanças sociais. O professor precisa compreender que enquanto educador é um encantador de mentes e corações. Com o poder de manejar ferramentas e criar obras como um artífice da alma crítica de seus aprendizes em pleno desenvolvimento. Não sendo meramente como uma tábua rasa, os alunos são influenciados pelo contexto econômico-sócio-cultural na sociedade onde estão inseridos e isso interfere diretamente no desenrolar das aulas e na responsabilidade de incentivarmos os alunos a se deliciarem com o prazer e as descobertas do conhecimento.
.
Encontramos professores não comprometidos com o papel de formadores do futuro de nossas crianças, jovens e adultos. Infelizmente, nossos vícios educacionais vindos de experiências passadas e ainda presentes, formam uma máquina antiquada e pesada que ao invés de facilitar o ensino, a aprendizagem, a pesquisa e o desempenho tanto de educadores como de alunos. A falta de incentivo e a baixa remuneração dos profissionais de ensino é um exemplo disso. Ao “vestir a camisa” da educação muitos profissionais precisam despir-se de partes importantes de sua vida; algumas vezes seus investimentos causaram danos a seu patrimônio, ao seu tempo de lazer e descanso, a atenção desejada pelos familiares e danos a saúde física e mental daqueles que lutam pela educação de qualidade. Isto fica claro quando percebemos alguns professores disponibilizando material e atividades interessantes comprometendo seu salário na difícil função de promover o interesse dos alunos pelo aprendizado necessário.
.
Alunos não comprometidos com seu desenvolvimento também são encontrados por toda parte. Muitos não compreendem o sentido de freqüentar a escola ou a obrigação de conhecer temas diversos. São famílias emocionalmente desequilibradas, crianças e jovens mal educados para o convívio social, conflitos raciais e todo o tipo de preconceito separatista, a guerra pelo poder autoritário, a violência, a pobreza, o descaso político, o abuso de autoridade, o excesso de proteção dos pais que são cúmplices dos crimes cometidos pelos filhos, a falta de consciência ecológica e muitos outros fatores que fazem com que a sala de aula não seja um local agradável para o desenvolvimento de pessoas e suas diversidades. A educação formal encontra-se sobrevivendo paradoxalmente. E o professor está perdendo sua autonomia, autoridade e identidade.
.
Segundo as descobertas de filósofos, antropólogos, sociólogos, psicólogos, pedagogos, médicos especializados e outros estudiosos sobre os diversos tipos de inteligência e os processos de aprendizagem; é fato que o ser humano nunca pára de aprender e apreender informações e experiências no meio em que vive ou estuda. Estamos em constante desenvolvimento intelectual e relacional. Por que parece utópico encontramos uma forma de canalizar o aprendizado formal para este contínuo crescer de idéias e ideais? Precisamos perguntar para nós mesmos: Quem precisa aprender? Quem deve ensinar? Qual a contribuição prática na simples troca de informação? Qual o valor implícito e explícito na “guerra” do exercício do poder dos mais privilegiados sob os menos privilegiados? Quem ganha? Quem perde? De que adianta conhecer conceitos e teorias se não sabemos como aplicá-los?

“Não posso investigar o pensar dos outros referindo ao mundo se não penso. E a superação Não se faz no ato de consumir idéias, mas no ato de produzi-las e de transformá-las na ação e na comunicação.” (Freire, 1982)

.
Partindo da realidade dos alunos podemos compreender suas necessidades e através dela inserir informações e a vivência prática daquilo que é ensinado. Será que nossos educadores estão verdadeiramente preparados para este desafio? O Professor precisa estar preparado para o desconhecido que há no outro e dentro de si mesmo, contribuindo para a construção do saber. Estar preparado para isso significa identificar a diferença em ser um INDIVÍDUO, um ATOR SOCIAL e uma PESSOA (Michaliszyn, Mario Sigiro e Tomasini, Ricardo; Pesquisa: sujeitos, conhecimentos, ciência e método).
.
Perceber como está sua autoconsciência, o autoconhecimento, o autocontrole, medos, auto-estima e auto-afirmação. Como criar vínculos afetivos. Quais os critérios de verdade em cada cultura. Respeitar as diferenças, as circunstâncias e a diversidade de crenças. Promover o diálogo. Comprometer-se. Entender como funciona a cognição. Ter o poder de escolha, decisão e ação. Estar atento à confecção do Diagnóstico, Objetivo, Planejamento, Execução e Avaliação (Gil, Antônio Carlos; Didática do Ensino Superior). Observar o Processo, a Eficiência, os Prazos e as Metas (Carvalho, 1976). Conhecer, entre outras teorias e práticas atuais, a Pedagogia Situada e a Reforma Libertadora e exercer a transformação da realidade. (Freire, Paulo; e Shor, Ira; Medo e Ousadia – O cotidiano do Professor).

“O processo de construção teórica é ao mesmo tempo uma dialética
de subjetivação e objetivação.” (Mills; 2002)


Quem Avalia? Quem é Avaliado? O que é Avaliado? “A Avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou em grupo. Para o aluno, é um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para a reorganização do investimento na tarefa de aprender. Para a escola, possibilita definir prioridades e localizar quais aspectos das ações demandam maior apoio. Deve considerar aspectos estruturais de cada realidade. Avaliar a aprendizagem, portanto, implica em avaliar o ensino oferecido. E se constituem como representação social do aproveitamento escolar” (PCN _ MEC; Brasília 1998).


O Educador libertador tem de criar criando, isto é,
inserido na prática, aprendendo os limites muito concretos de sua ação,
esclarecendo sobre as possibilidades,
não muito aquém nem muito além de nossos limites do medo necessário.
(Paulo Freire)


Ser educador é ter alegria, esperança, intervir na realidade, saber lidar com a interpessoalidade, experimentar o diferente, ter etica e solidariedade humana, vivenciar atitudes democráticas, fazer a revolução interna e externa de forma pacificadora e libertadora. É a experiência profunda de “assumir-se” com responsabilidade coletiva e Reconhecimento. Saber, Saber - Fazer e Saber – Ser.


O Sonho é um sonho possível?
Se é menos possível, trata-se para nós,
de saber torná-lo mais possível.
(Paulo Freire)
.
.
Autora: Crica Fonseca






Paulo Freire; Anistiado Político

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça considerou nesta quinta-feira, por unanimidade, o educador pernambucano Paulo Freire como anistiado político. Com isso, a viúva de Freire receberá uma indenização de 480 salários mínimos, desde que respeitado o teto de R$ 100 mil.
.
A audiência pública foi realizada como parte da Caravana da Anistia, durante o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo Ministério da Educação, em Brasília.
"Estamos caracterizando o pedido de desculpas oficiais pelos erros cometidos pelo Estado contra Paulo Freire", declarou o presidente da comissão, Paulo Abrão, ao final da sessão. Ele considera que há ainda muito a fazer, uma vez que há suspeitas de que arquivos, principalmente dos serviços de inteligência das Forças Armadas, ainda não tenham sido entregues ou tenham sido destruídos.
.

Para a viúva, Ana Maria Araújo, a ditadura atingiu "violentamente e com malvadeza" o exilado, destruindo sua natureza, seu corpo e sua cidadania. "Paulo Freire, sua cidadania foi retomada como você queria, e proclamada como você merecia", disse em tom emocionado.

"Anistiar Paulo Freire é libertar o Brasil da cegueira moral e intelectual que levou governantes a considerarem inimigos da Pátria educadores que queriam libertar o país do analfabetismo", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A partir da experiência em Angicos (RN), em 1963, quando 300 trabalhadores foram alfabetizados em 45 dias, o "método Paulo Freire" consolidou-se como revolucionário e passou a influenciar o pensamento pedagógico em vários países.
.

.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u657969.shtml

26/11/2009 - 14h28
Comissão anistia Paulo Freire
e viúva receberá indenização Publicidade
da Agência Brasilda -
Folha Online

Momento Presente: Curtindo ficar em casa...

sexta-feira

A Importância do Educador


O professor precisa compreender que enquanto EDUCADOR é um encantador de mentes e corações, capaz de manejar ferramentas e criar obras como um artífice da alma crítica de seus aprendizes em pleno desenvolvimento humano e atuantes econômico-sócio-culturalmete na sociedade onde estão inseridos.
.
..
Crica Fonseca

Disponibilidade à vida e seus contratempo é estar sensível aos chamamentos que nos chegam, aos sinais mais diversos que nos apelam, ao canto do pássaro, à chuva que cai ou que se anuncia na nuvem escura, ao risco manso da inocência, à cara carrancuda da desaprovação, aos braços que se abrem para acolher ou ao corpo que se fecha na recusa. É a minha disponibilidade perante à vida a que me entrego de corpo inteiro, pensar crítico, emoção, curiosidade, desejo, que vou aprendendo a ser eu mesmo em minhas relações com o contrário de mim. E quanto mais eu me dou à experiência de lidar sem medo, sem preconceito, com as diferenças, tanto melhor me conheço e construo meu perfil.

Paulo Freire

Metáfora do Espelho

(Trabalho etnográfico da Antropóloga Paula Monteiro; 1994:117)

[...] no espelho vejo algo que é real. Então, o espelho mostra, evidencia e esclarece a realidade. Depois está a idéia contraria: a idéia de que o espelho não me mostra o que é real, mostra algo que é uma ilusão (porque é uma ilusão da realidade que está no espelho). Depois, a idéia de que o espelho mostra quem eu sou. Eu me vejo no espelho narcisisticamente, e quando pense que estou me vendo, vejo que não sou eu e me desconcentro, porque o espelho é uma imagem invertida de mim. Então, nesta metáfora do espelho estão postos todos os dilemas que a Antropologia vem enfrentando, mas que hoje se colocaram na cena da reflexão antropológica que é: Qual a natureza da realidade da qual temos que dar conta? Que realidade é essa? Então, o que é conhecer efetivamente? Que tipo de conhecimento é este que o espelho nos dá? [...] A realidade não é tal como ela é, mas é a realidade tal como ela é traduzida não só por uma escrita, mas uma representação que modifica a natureza daquilo que representa.
Paula Monteiro

" Minha Visão não é limitada.
Vejo além do que outros podem ver, alguns não compartilham da minha percepção quando digo que as mulheres são belas e estonteantes, eles contextam: _ O nariz desta é grande demais, os quadris daquelas são largos e os seis da terceira muito pequenos...
Mas eu vejo nelas o que realamente elas são:
_ Gloriosas, radiantes, espetaculares e perfeitas!
Porque a minha visão não é limitada e elas reagem a mim porque sabem que busco a beleza que palpita dentro delas até suplantar tudo mais.
Então elas não podem evitar o desejo de liberar tal beleza e me envolver nela."

Don Juan DeMarco

sábado

Exigências da Vida Moderna, Quem Agüenta Tudo Isso?

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo. Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão.Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
.
Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver. Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia. E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.
.
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora, por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma.
.
E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.
.
Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.
.
Ah! E o sexo. Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.
.
Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.
.
Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!! Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos e seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e dê a banana na boca da sua mulher. Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.
.
Agora tenho que ir. É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro. E já que vou, levo um jornal...Tcháu... Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail.
.
Luís Fernando Veríssimo

sexta-feira

Registro cômico das aulas de História e Filosofia da Arte. É uma piada interna da Escola de Belas Artes da UFRJ. A intenção de minhas animações nada mais é do que registrar, de forma sarcástica e irônica, momentos que considero mais engraçados na faculdade, com um pequeno toque de cenas ficticias.

(Renan e C&A)

quinta-feira

Ser Impessoal é um atraso para as Organizações

Muitos ainda acreditam que as ferramentas que determinam a direção para a solução de problemas organizacionais devem ser imparciais e isentas de sentimentos pessoais. Particularmente acredito que ser criterioso e atento aos movimentos dos colaboradores diretos e indiretos não é estar à parte das características internas de cada um. Vejo que ser impessoal ainda é um atraso para as organizações. Esta armadilha acaba por incentivar padrões de hierarquia que reprimem o desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos enquanto pessoas em constante movimento, moldando comportamentos dirigidos por uma cultura organizacional que enrijece o fluxo constante, ativo e criativo, adaptativo e inovador da natureza humana.

Ao longo dos anos o homem vem se adaptando ao trabalho como fonte de renda, satisfação pela capacidade de gerar produtos, busca do conhecimento científico e sua realização pessoal. O poder de compra, as descobertas científicas e tecnológicas e as relações interpessoais são fatores que influenciam diretamente as relações humanas na vivência organizacional empresarial que deve perceber a importância de ambientes com maior qualidade de vida. Também no papel de clientes, enquanto consumidores e detentores do capital; exigimos maior eficiência e eficácia das empresas e de seus empregados na prestação de serviços. Daí a importância de ser estabelecido um clima organizacional que possibilite uma visão de aspectos humanos comuns a todos os segmentos sociais.

O clima organizacional é percebido psicologicamente dentro da empresa. São condições internas que afetam a motivação para o trabalho, o desempenhos, as recompensas, satisfações ou frustrações, tensões, discórdia, rivalidade, ansiedade, resistência às ordens e ruídos nas comunicações. Dependendo também das condições econômicas da empresa, da estrutura organizacional, da cultura organizacional, das oportunidades de participação pessoal, do significado coletivo do trabalho, da escolha da equipe, do estilo de liderança, da avaliação e da remuneração dos funcionários. O auxílio de especialistas em sistemas de qualidade deve estar em constante análise e adaptado ao mundo moderno.

É preciso valorizar sentimentos internos e não intelectuais, confiar na própria experiência, intuições, emoções e respeitar pensamentos que sentimos como importantes. Somos capazes de abrir caminhos não-convencionais. E cabe a cada um em seu íntimo dar significado as suas vivências e escolher entre a preocupação perturbadora e a harmonia em consonância com todas as coisas.


Crica Fonseca

Por que ser Vegetariano(a)?

Obrigada pelo seu Sorriso!

Fale-me sobre uma idéia fantástica, um projeto realizado, uma estória engraçada ou triste para gargalhar ou chorar. Tenha experiências vivenciadas para contar e também monentos de profunda reflexão. Tenha uma atitude positiva perante a vida. Seja eficiente naquilo que tiver que ser feito. Use sua criatividade. Previna-se. Contemple o encontro, o abraço e a possibilidade de estarmos juntos... Um dia se morre. Plante pensamentos para manter-se eternamente vivo. Ame sem impor condições. Realize... Realize-se! Agradeça e respeite seus desafios, suas dificuldades e limitações. Reclame menos. Peça ajuda. Sua saúde agradece os cuidados dedicados. Obrigada pelo seu Sorriso!!! (eu, Crica Fonseca)

segunda-feira

NÃO ao Ato Médico!

POR QUE VOCÊ VAI SER PREJUDICADO PELO ATO-MÉDICO, APROVADO EM OUTUBRO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS

(Gabriel Lavoura - fisioterapeuta)

Essa semana (22/10/09) foi aprovado na Câmara dos Deputados, o Projeto de lei 7.703-A, conhecido por ato-médico. Em teoria, apenas uma simples regulamentação da profissão de médico. Se fosse simples assim, ela não levado 4 anos em discussão para ser aprovada e ter sido alterada incontáveis vezes. Não concorda?
Na prática ela é um crime contra 4.000.000 (quatro milhões) de outros profissionais de saúde e uma ameaça a 191.000.000 (cento e noventa e um milhões) de brasileiros, incluindo você.
Bom, o problema desta, e de toda lei, é que ela não se limita ao que está escrito. Sempre cabem muitas interpretações, pois o que deixou de ser escrito, mas pode ser subentendido, é que é o problema. Para que você entenda do que estou falando, vou citar o artigo quarto, deste projeto de lei:

Art. 4º São atividades privativas do médico:
I – formulação do diagnóstico nosológico e
respectiva prescrição terapêutica;

.
Não sou advogado, vamos interpretar somente as palavras:
Art. 4º São atividades privativas do médico:
I – formulação do diagnóstico nosológico e respectiva prescrição terapêutica;
Privativa: vem de privado, limitado à, exclusivo, proibido aos outros.
Nosologia: ramo da medicina que trata das enfermidades em geral e as classifica.
Qualquer afecção (doença, dor, problema) que atinja qualquer parte do corpo.
Portanto, de acordo com esta lei, fica sendo atividade exclusiva do médico, fazer o diagnóstico e definir como vai ser feito o tratamento de qualquer tipo de problema que a pessoa tenha.
E se a pessoa tem um problema que não precisa ser resolvido por um médico. Como problema postural (fisioterapia), obesidade (nutricionista) ou um trauma de infância (psicólogo) por exemplo?
Ela terá que ir, obrigatoriamente, ao médico pois passará a ser exclusividade do médico diagnosticar doenças e dizer como será o tratamento.
Pensando por outro ângulo, será mesmo que todo o médico sabe o suficiente para determinar como será realizado o tratamento de todos os outros profissionais ?
Será que todo médico sabe utilizar todos os equipamentos operados por outros profissionais, a ponto de fazer a prescrição terapêutica e determinar quanto tempo vai demorar o tratamento, conforme previsto no projeto de lei?
Será que se a formação acadêmica de um médico englobasse o conhecimento técnico e prático de todas as outras 11 profissões de nível superior da área da saúde, essas profissões existiriam e teriam sido regulamentadas pelo Presidente da República?

Apesar de aprovado na Câmara, este projeto precisa voltar para o Senado Federal para ser aprovado definitivamente, pois foi proposto por um Senador da República e MÉDICO Geraldo Althoff .

http://www.senado.gov.br
.
.