Botas Salto Agulha

Botas Salto Agulha

domingo

Arroz de Coco e Peixe ao Molho de Alcaparras com Champinon


Preparei esta receita para o almoço deste domingo.
Estou publicando para algumas amigas e como sugestão para outros.
Bom apetite!

Crica Fonseca



Arroz de Coco - Prepare o arroz normalmente, apenas coloque água de coco no lugar da água comum. Ao final acrescente um pouco de leite de coco para aprimorar o sabor.

Peixe - Prepare postas fritas do peixe de sua preferência passando um pouco de farinha de trigo antes de levá-lo ao fogo para que não se desmanche.

Molho - Misture azeite, cebola e alho para dourar em uma frigideira. Acrescente cebolas em pedaços largos (sugiro o formato de tiras), alcaparras e champion. Ao final acrescente um pouco mais de azeite e o suco de meio limão.

sábado

.
..

Fases e Fontes de Recrutamento e Seleção


É fundamental conhecer a realidade da empresa que está oferecendo a vaga de emprego, quais são suas necessidades, diretrizes, visão, missão, projeção de mercado, metas e valores. Conhecer as políticas da organização também engloba descrever os benefícios, as remunerações, os incentivos aos funcionários, a preocupação com planos de carreira e o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Quando feito o recrutamento e seleção, é importante claramente e com bastante sinceridade o que a empresa oferece pelos serviços prestados aos funcionários contratados. Os candidatos potencialmente aptos devem conhecer de forma verdadeira seu futuro campo de atuação para que se comprove a atração inicialmente instigada. Os profissionais da área devem escolher fases e fontes de recrutamento e seleção conforme estas afirmações para melhor identificar e aproveitar talentos de acordo com a realidade de cada empresa.

Critérios bem definidos de Pré-Seleção estabelecem um roteiro direcionado capaz de auxiliar todo o processo. Inicialmente descreve-se o cargo e faz-se análise do perfil desejado contando com a colaboração dos Gestores de Recursos Humanos, Gestores Administrativos, Outros Gestores e Líderes Encarregados pela Produção_ estes últimos são aqueles que estão em contato direto com o trabalho a ser realizado; Profissionais Especializados e Psicólogos. Neste mapeamento prévio são descritos quais conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes serão exigidos do candidato que irá preencher o cargo. Concomitantemente, através de técnicas e das experiências dos profissionais devidamente habilitados para fazer o processo de recrutamento e seleção será possível conhecer as características de personalidade, histórico profissional, informações acumuladas, fatores motivacionais e etc. Assim, comprovando a potencialidade do candidato ao exercício profissional e suas expectativas futuras. É importante considerar que o potencial para o desenvolvimento deve ser contabilizado como um dos critérios mais favoráveis ao candidato.

Em todas as fases é preciso contar com a integração dos Gestores e Supervisores de Linha. Inicialmente para descrição de critérios a serem requeridos, seguidos da identificação honesta dos benefícios e remunerações oferecidos de acordo com a capacidade da empresa e na utilização de técnicas adequadas, válidas e fidedignas durante todo o processo. A parceria destas áreas permite maior êxito ao alcançar candidatos com perfis bastante próximos aos estabelecidos. Aos Analistas e Gestores de Recursos Humanos confia-se o planejamento, execução e finalização do processo de acordo com técnicas específicas levando-se em consideração as exigências do cargo, o perfil dos candidatos e suas potencialidades, e o perfil da empresa e de seus dirigentes. Dentre tais ferramentas desenvolvidas estão a Entrevista Individual e as Dinâmicas de Grupo.

Como um roteiro é sugerido a cuidadosa Análise dos Currículos, a Entrevista Individual _ com objetivo de conhecer melhor o candidato através de fatores como: aparência, eloqüência, proatividade, expectativas, histórico de vida pregressa, desenvolvimento profissional, confirmação das informações apresentadas no currículo, capacidade para resolução de problemas e para lidar com frustrações, características pessoais e outros. Nesta seqüência os candidatos escolhidos devem demonstrar suas habilidades relacionais convivendo em um grupo onde serão propostas atividades diversas a realizarem-se com seus concorrentes. Durante esta etapa deve haver o Facilitador, no papel de coordenador de atividades, e uma segunda pessoa tecnicamente preparada para ser o Observador. Técnicas de “Quebra-Gelos” são sugeridas para o início das atividades porque fazem com que os candidatos sintam-se mais à vontade para expressarem-se livremente. Sequencialmente será necessário escolher e submeter os candidatos a uma técnica de Apresentação Individual. Então, será apresentada a Dinâmica de Grupo com objetivo de reproduzir a realidade durante a resolução de problemas. Testes Psicológicos podem ser realizados, desde que sejam exclusivamente aplicados por Psicólogos como os únicos profissionais legalmente habilitados para tanto. Esclarecimentos sobre a empresa, cargo pretendido, o que será oferecido aos futuros empregados e demais informações devem ser apresentados de forma clara e direta. Testes de Conhecimentos Específicos devem ser aplicados. A possibilidade de uma atividade prática no exercício da função pretendida pode auxiliar os gestores em suas escolhas. Assim como, o contato com os responsáveis pela Linha de Produção e membros do Staff pode concluir a escolha definitiva do talento a ser incorporado a equipe de trabalho.

Ao finalizar o processo de recrutamento e seleção será feita a análise criteriosa dos dados recolhidos criando uma teia de informações relevantes para que a vaga seja preenchida pelo candidato mais adequado aos critérios de forma suficiente e necessária para o bom desempenho profissional. Ao final de toda esta seqüência avaliativa deve ser feita também uma auto-avaliação por parte dos gestores responsáveis por todo processo. A equipe de trabalho de recrutamento e seleção submete-se a analise de participação individual e em grupo durante todas as fases do processo como forma de compreender seus erros e sucessos, identificar dificuldades apresentadas, estabelecer mudanças futuras, aprimorar seu exercício profissional, avaliar a metodologia utilizada, identificar custos, reconhecer a necessidade de treinamento das lideranças, reconhecer a importância de profissionais habilitados durante a execução das etapas, definir novas fases e fontes, refletir sobre crenças e valores, e principalmente, os avaliar resultados obtidos e os veículos utilizados para tanto.
.
.
Crica Fonseca



sexta-feira

Foi ouvindo as pessoas que aprendi tudo o que sei
sobre as pessoas, sobre a personalidade, sobre as relações
interpessoais. Ouvir verdadeiramente alguém resulta numa
outra satisfação especial. É como ouvir as músicas das
estrelas, pois por trás da mensagem imediata de uma
pessoa, qualquer que seja esta mensagem, há o universal.
Escondidas sob as comunicações pessoais que eu realmente
ouço, parecem haver leis psicológicas ordenadas, aspectos
da mesma ordem que encontramos no universo como todo.
Assim, existem ao mesmo tem a satisfação de ouvir esta
pessoa e a satisfação de sentir o próprio eu em contato com
uma verdade universal.

Carl R. Rogers

Uma História de Superação


.

Livro: Quebra de Script
Autor: THOMAZ MAGALHÃES
.
.
Eu recomendo!

Crica



.
.

sábado

.
"A dúvida é o preço da pureza e é inútil ter certeza."
.
(Engenheiros do Havai)

quinta-feira

O Que Você Faria? El Método (Filme)

.

Considerações sobre o Filme
(Crica Fonseca)

O filme proposto demonstra o comportamento dos candidatos em Processo de Recrutamento e Seleção para um alto cargo executivo e, principalmente, enfatiza situações emocionais extremas as quais são submetidos os personagens. Tais circunstancias, em maior ou menor grau, podem acontecer em um set real durante o trabalho dos Gestores de Recursos Humanos. Os personagens durante o processo seletivo foram colocados em uma sala dentro da empresa contratante para serem observados em suas habilidades e competências de relacionamento interpessoal e intrapessoal enquanto convivendo em grupo e na busca de soluções para problemas hipotéticos e reais. A maioria dos conflitos apresentados no filme estão relacionados a valores morais e a tomada de decisão envolvendo insatisfações e constrangimento. Levando em consideração a realidade, estes aspectos foram relatos com exagero, porém devem servir de alerta para que não seja aumentado o nível de estresse dos candidatos visando importância humanização nas práticas destes processos.

As primeiras cenas apresentam parcialmente o que cada candidato faz na manhã da Entrevista marcada, passando por um protesto organizado até chegar ao local combinado dentro de um escritório. São recebidos pela secretária dona de um sorriso dissimulado e que os dedica pouca atenção. Devem preencher formulários como outros anteriormente já preenchidos. Formam o grupo duas mulheres e cinco homens. Inicia-se o contato de grupo durante o preenchimento dos formulários. Alguns questionam tal necessidade. A secretária, de forma sádica, diz que nada seria obrigatório se os candidatos não quisessem a vaga. São informados sobre a presença de um membro da empresa entre eles que foi classificado como um espião que eles deveriam identificar. O desconforto entre os candidatos fica evidente. Em seguida um computador delega de forma impessoal uma tarefa em grupo, a escolha de um líder representante. O mesmo é colocado em cheque durante tarefa seguinte quando exposta uma de suas ações enquanto gestor de outra empresa que causou conflitos éticos. O primeiro candidato foi eliminado pelo grupo que recebeu a ordem de eliminar um de seus concorrentes por votação. Na seqüência é feita uma dinâmica, também com a intenção de eliminar outro candidato. Nesta são levantadas questões sobre a mulher inserida no mercado de trabalho, maternidade e idade produtiva. A candidata de idade mais avançada é eliminada. Durante os intervalos entre as tarefas e as refeições oferecidas, tendo em vista que os candidatos não poderiam deixar o local, conversas informais são de extrema relevância porque denotam atitudes, posturas e valores, assim como intimidades e interesses pessoais. Há uma cena onde uma candidata se envolve sexualmente com outro candidato. Um dos candidatos é instigado a manifestar sua opinião sobre a organização de sindicatos de trabalhadores. Pressionado, acuado, inseguro e impreciso, pensando haver respostas corretas a serem ditas, acaba sendo eliminado em seguida. Na seqüência é identificado o tal espião e ele passa a delegar as tarefas, o que anteriormente estava sendo feito apenas por computadores. As tarefas seguintes testavam o diferencial que os conhecimentos gerais, e não limitados ao cargo ou função a ser exercida, garantem aos candidatos e são fundamentais para um melhor desempenho em suas atividades , maior autoconfiança, adaptabilidade, interatividade com o grupo e afinidade com o mundo atual globalizado. Outro candidato, apelidado de “macho ibérico” por suas idéias machistas e favorável ao militarismo, foi eliminado. Sentindo-se humilhado tenta atingir sua concorrente utilizando-se de mitos que questionam as mulheres grandes executivas como não capazes de obter sucesso em seus relacionamentos afetivos e enquanto mães. Neste momento a rispidez entre eles é destacada em uma cena carregada com agressividade. Restaram apenas os dois últimos, um homem e uma mulher que haviam tido um caso amoroso no passado. A eles foi pedido para que um convencesse o outro, usando qualquer tipo de argumento verdadeiro ou falso, abandonar o seu desejo por este emprego e desistir da disputa. Ao utilizar-se do histórico do romance acontecido o homem consegue eliminar sua adversária que se entrega aos conteúdos emocionais alegados. O filme termina com a saída da última candidata do edifício da empresa percebendo ter sido manipulada e enganada para tanto.

Podemos observar situações delicadas e polemicas no decorrer dos acontecimentos do filme. Passando pelo coeficiente emocional testado a todo momento, a exposição de resoluções gerenciais insatisfatórias, a mulher inserida no contexto do trabalho versos a importância da maternidade, assédio moral, o questionamento da representação dos sindicatos para empregados e empregadores, agentes estressores relacionados aos comportamentos supostamente adequados, a presença assustadora de um observador infiltrado no grupo, a interferência dos relacionamentos íntimos em situações de trabalho, sexualidade, o poder de manipulação, o individualismo, o respeito, ética, valores, crenças e os limites das estratégias e ações humanas em um ambiente de trabalho para que seja alcançado o resultado esperado ou mesmo para conseguir uma vaga de emprego. A competitividade cerrada mobiliza intermante os candidatos tornando-se vorazes, reativos, hostis e cruéis. Os candidatos foram avaliados pela análise de suas reações em altos níveis de tensão.

Acredito que precisamos quebrar estes paradigmas de competitividade e evitar tratamentos desumanos dedicados aos candidatos nos mais diversos tipos de processo de Seleção e Recrutamento. Entendo que bons resultados são alcançados através da cooperação entre os membros da organização, aprimorando o clima e a cultura organizacional das empresas. Precisamos saber somar nossas forças e ser menos egoístas e impessoais. Infelizmente, o mercado acaba influenciando negativamente nosso desenvolvimento enquanto profissionais e seres humanos, haja visto que passamos a maior parte das horas de nossos dias nos dedicando ao trabalho dentro de uma empresa. Estas nem sempre se preocupam com a qualidade de vida de seus funcionários porque se preocupam exclusivamente com o lucro. As empresas precisam ser também mais humanizadas e perceber que seu maior capital é o próprio homem. Precisamos desenvolver as potencialidades deste homem valorizando-o ao invés de gerar medo, insegurança, baixa auto-estima, baixa autoconfiança, desavenças, constrangimento, raiva, ansiedade ou, entre outros, até mesmo processos depressivos graves. Não concordo com a metodologia aplicada no filme, intitulado Método Gronholm. Porém, foi bastante vantajoso tê-lo visto como forma de aprimorar nossa visão enquanto Gestores de Recursos Humanos.
Crica Fonseca