Botas Salto Agulha

Botas Salto Agulha

domingo

Gênesis Gramatical

....
...
No princípio tudo era nada, e nada era tudo o que havia. Fez-se dias noites e noites dias. Fez-se calores frios e frios quentes. Fez-se dias de sol sem sol e noites de lua sem luar.
...
Então Deus criou o Verbo para dar sentido ao “haver” e “existir”, que por terem a mesma semântica ficaram impessoais. Por vezes perguntar-se-iam “quem é de que?” ou “o que é de que?”. E um “objeto direto” relacionado ao acontecido e ocorrido, que por vezes apareciam no “plural”, daria sentindo a intenção Divina. Poderia o “haver” expressar um fenômeno da natureza, e mais tarde, a própria idéia de tempo _ mas nunca deixariam de expressar a singularidade do fato.
...
O “haver” e o “existir” ficaram inicialmente sem gênero, não se sabe se era homem ou se era mulher. O “haver” por força do destino transmitia a sua doença da impessoalidade sem conseguir entrar em concordância. Não houve de haver romances, deveriam existir outras coisas. Por certo, haveriam de ter ocorrido mistérios jamais decifrados.
...
Ao “verbo” poderia ter sido acrescido um outro auxiliar. Este primeiro, apesar de também ser “verbo”, será para sempre subordinado ao tempo definido pelo premier. O que tem no meio e o que vier depois é imexível. E se vacilas haverá de haver-se com Ele, o próprio Criador. Quem houve questioná-Lo? Todo mérito foi firmemente contextualizado.
...
Para “ser” ser incoerente convencionou-se a hora, data e a distância... Manteve-se o “ser” como sendo ainda impessoal. Como se “ser” não fosse o próprio “sujeito” e então, como se concorda com um “sujeito” que não existe? Foi nesse momento que as ciências exatas ficaram com a razão, pela quantidade dos eventos foi definida a pluralidade do “ser”. Foi meio estranho, foram meios estranhos, mas ninguém estranhou... Não houvera se quer uma unidade de ser existencial para fazê-lo.
...
Tudo”, “Isso” e “Aquilo” foram enfatizados pelo “ser” ao seu bel prazer. Aquilo eram verdades inquestionáveis. Nem tudo foram vaidades de uma Inteligência Maior. E aos poucos a “coisa” em oposição à “coisa” virara “sujeito”...E um dia, muito tempo depois, o Verbo se tornou carne e o próprio “sujeito”.
....
....
Crica Fonseca
(04/05/06)

Nenhum comentário: