Botas Salto Agulha

Botas Salto Agulha

sábado

Como será a Liderança no Futuro?


Idéias baseadas em estruturas herméticas são bastante discutidas nas ciências atuais. Muitas pesquisas são baseadas na visão parcial do todo como a representação do mesmo e na sinergia do funcionamento complexo dos organismos; sejam células órgãos, indivíduos, famílias, comunidades, países, empresas, organizações e o próprio Universo. Todos nós fazemos parte de organismos e organizações, inferiores ou superiores, estamos em constante movimento e interligados. Para que haja evolução e permanência dessas estruturas físicas, mentais, metafísicas, relacionais ou emocionais é preciso adaptação sistêmica e interação harmônica entre as partes e o todo.

O conhecimento e as descobertas científicas trouxeram a decodificação, conceituação e classificação das Relações Humanas. Foram estudadas a memória, as dimensões da consciência, desejos e impulsos, a psicofisiologia, o aprendizado, as formas de condicionamento, interações sociais e etc. O desenvolvimento tecnológico e cientifico, em suas pesquisas, faz com que o homem mergulhe cada vez mais dentro de si e encontre fractais complexos iguais aos seus em outros seres vivos e na dimensão espacial que o cerca. O que gera maior controle do meio em que vive.

Ao mesmo tempo precisamos aprender a lidar com as nossas diferenças e a rica diversidade de ações que regem nossas relações sociais, sentimentos e pensamentos. Comprovadamente torna-se impossível uma vida isolada, sem integração e sem a cooperação de forças dos indivíduos envolvidos neste processo. É preciso associar-se para sobreviver. A globalização reforça tal apelo. Assim como, a Natureza continuará impondo desafios para que possamos aumentar a qualidade de vida da humanidade. E, hoje sabemos que o descuido com o planeta é o descuido com todos os seres viventes.

Perante tantas informações e atitudes plurais, cabe à nos desenvolvermos a consciência coletiva através da cooperação, inovação e superação. Os aspectos citados são percebidos pelos líderes atuais e serão cada vez mais exigidos de seus sucessores. Destes não será cobrado apenas o conhecimento científico, como também será primordial o desenvolvimento pessoal_ autodomínio, auto-conhecimento, inteligência emocional, interpessoal, intrapessoal e relacional. Organização, planejamento, treinamento, disciplina e conhecimento técnico são fundamentais, porém não será o diploma e o academicismo que definirá as competências dos nossos futuros líderes. Será preciso saber colocar-se no lugar do outro, compreender as necessidades individuais e do grupo, ser empático, congruente e autentico, além de ter sensibilidade e saber ouvir as diretrizes da intuição.

Há diversas formas de lideranças capazes de conduzir a humanidade para a sua evolução ou para o seu retrocesso. Nossos antepassados foram guiados por modelos, reais ou fictícios, que resultaram no comportamento social da atualidade. Por isso, pensando no futuro, precisamos de gestores como modelos éticos e com graus de consciência refinados. Líderes visionários que possam reconhecer os momentos de crise como grandes oportunidades de aprendizado e crescimento para que encontrem soluções e resultados através do comprometimento de todos. E, principalmente, que demonstrem disponibilidade para quebrar paradigmas com coragem, ousadia e tomada de decisão eficiente e eficaz.

O verdadeiro líder trás consigo força e magia para encantar mentes e corações. É necessário saber democratizar o processo de escolha levando em consideração a multiplicidade de fatores interelacionados a isso como crenças e valores, entre outros. Nossos futuros líderes, assim como já devem fazê-lo os atuais, têm a responsabilidade de fazer com que seus seguidores sintam-se representados e importantes no processo de realização dos interesses coletivos, colaborando e interagindo de forma confiante, atuante e participativa.

Crica Fonsca

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, princesinha Crica,
Adorei receber sua visita, volte sempre menina (risos).
Menina das belas letras...
Tuas belas postagens despertam a essência do ser humano para vida repleta de boas idéias e palavras...
Amei seu texto; as melodias então são alimento pra alma; parabéns e aplausos de pé!!
Que seu domingo seja maravilhoso juntamente aos seus familiares, porém, não somente neste domingo, mas sim em todos os dias...
Beijos de poesias...
Fica com Deus menina.
Com carinho,
Cely, fã da sua magnífica inspiração...
Muito obrigada!

Bianca Feijó disse...

É, ser lider requer muita dedicação.E o que não faltam são cursos para isso...

Adorei seu playlist, não sabia que existia esse modelo, queria um que não tocasse a não ser que a pessoa apertasse no play.

Mas gostei do seu!


B.E.I.J.O.S