Botas Salto Agulha

Botas Salto Agulha

terça-feira

Mudar é Inevitável!


Considerações sobre o Livro de Spencer Johnson. 
Recomendo a leitura deste livro para qualquer idade. 
O livro é bastante simples e abre vários campos
de interpretação podendo gerar boas dinâmicas despertando
reflexões individuais e em grupo. 
Boa Leitura!

Crica

Quem Mexeu no Meu Queijo?
(Spencer Johnson)

O livro apresenta a importância da adaptabilidade necessária e proativa às mudanças inevitáveis da vida que atingem desde nossas crenças internas até o funcionamento das organizações para que todos nós possamos enfrentar nossos medos impeditivos e criar estratégias de sobrevivência no mudo atual. A leitura do livro está dividida em três etapas. A primeira e a terceira etapa revelam uma conversa informal e franca entre amigos, que se conhecem há muitos anos, sobre suas trajetórias de vida em diversificadas áreas de atuação e suas maiores dificuldades. Estes são instigados a refletir sobre uma história temática central_ descrita durante a segunda etapa do livro. Esta narrativa gira em torno daquilo que os quatro personagens da história acreditam ser a felicidade para cada um deles. Dois ratos, Haw e Hem e dois duendes, Sniff e Scurry, procuram Queijo em um labirinto. O “queijo” descrito representa nossas necessidades a serem satisfeitas e a falta dele as nossas privações. Há uma riqueza de detalhes sobre como estes personagens lidam com os processos de mudanças internas e externas e as estratégias de enfrentamento do problema de acordo com suas características individuais. Tanto os ratos como os duendes demonstram simbolicamente o funcionamento de nós seres humanos, desde as estruturas mais simples até as mais complexas.
.
Sniff e Scurry tinham cérebros simples, instintivos e aguçados, se satisfaziam com o tipo de queijo que todos os ratos costumavam comer. Utilizavam-se da metodologia baseada na tentativa e erro enquanto procuravam pelo queijo, e o encontraram. Haw e Hem com crenças e pensamentos mais elaborados exigiam um tipo diferenciado de queijo. Aprendiam com experiências passadas desenvolvendo métodos sofisticados de busca e também o encontraram. Uma rotina foi estabelecida, Haw e Hem se sentiam satisfeitos e seguros com ela criando toda uma vida social em torno do grande estoque de queijo encontrado e não percebiam as mudanças que os estavam acometendo. Sniff e Scurry não se acomodaram com esta conquista e perceberam as mudanças ocorridas ao longo do tempo partindo para ações imediatas sem perder tempo ao analisá-las. Estes estavam sempre preparados para fazer aquilo que deveria ser feito.
.
Certo dia, o estoque de queijo se esgotou para ambas as duplas. Sniff e Scurry partiram à procura de um novo estoque, sabiam que a falta de queijo seria uma mudança inevitável em algum momento de suas vidas e resolveram mudar também. Haw e Hem não estavam preparados para esta mudança, ficaram abalados, irritados e deprimidos. Tentaram negar os acontecimentos e culpar um ao outro. Mesmo quando se esforçaram para solucionar o problema não foram assertivos porque insistiram em permanecer no mesmo lugar, não se desvincularam da zona de conforto que conheciam para explorar novos caminhos.
.
Haw percebeu que a resistência à mudança revelava uma certa insensatez. O medo do desconhecido estava deixando-o paralisado, mais distante dos seus objetivos e cada vez mais fraco para ir à luta por eles. Compreendeu que o antigo estoque de queijo jamais seria como antes e decidiu procurar o Novo Queijo. Hem não apoiou a decisão do amigo e não seguiu com ele nesta aventura. Hem estava preso a pensamentos e sentimentos negativistas, aos seus medos, sua insegurança e desesperança. A complexidade de pensamentos, falsas crenças e sentimentos ligados à inércia em que Hem se encontrava chegou a despertar inclusive raiva do amigo. Enquanto isso, Haw visualizava-se atingindo suas metas, mesmo com dificuldade, passou a acreditar que seria possível vencer e adquiriu autoconfiança necessária para superar obstáculos. Ao se sentir inseguro Haw se perguntava: “O que você faria se não tivesse medo?”. Ele entendia que deveria ser realista e que não deveria ficar tão assustado ao ponto de não se permitir uma tomada de atitude enquanto as coisas estavam piorando.
.
Dentro do labirinto Haw às vezes ficava desencorajado, enfraquecido e sentia-se sozinho. Porém, lembrava-se de que por mais desagradável que fosse aquele percurso, na verdade era melhor que ficar sem o almejado queijo. Então, assumia o controle da situação, mantinha-se alerta, acreditava em seus instintos básicos, mudava suas crenças e comportamentos passados que o prejudicavam e estava se adaptando ao presente. Aos poucos se libertava e descobria o que realmente alimentava a sua alma. Pensou no amigo várias vezes, fez uma vista ao antigo estoque de queijo para convidá-lo para seguir com ele em suas descobertas. Mas Hem permanecia fixoado em seus conflitos incapacitastes para uma verdadeira mudança. Durante o labirinto Haw escrevia frases nas paredes na esperança de um dia seu amigo vê-las e segui-las para alcançar uma vida melhor.
.
Ao final, Haw encontrou o maior estoque de queijo que já havia visto. Lá já se encontravam Sniff e Scurry. Percebeu que jamais teria encontrado tamanha felicidade se estivesse mantendo a ilusão do velho estoque de queijo. Fez algumas reflexões: precisava identificar seus erros e planejar seu futuro, era preciso sensibilidade, observação, simplicidade, flexibilidade e disponibilidade para a mudança, não deveria se confundir com crenças assustadoras, que seus medos irracionais impediam mudanças vantajosas e que é muito importante saber correr riscos para alcançar a satisfação.


Crica Fonseca

Nenhum comentário: