Botas Salto Agulha

Botas Salto Agulha

terça-feira

Bypass Gástrico em Y de Roux (Capella)

No bypass gástrico em Y de Roux é criada uma pequena bolsa gástrica, com 15 a 30 ml de capacidade, que tem como objectivo limitar de uma forma importante a capacidade de ingestão. Esta bolsa é ligada ao intestino delgado na região do jejuno, ultrapassando assim apenas o duodeno, pelo que a acção das secreções pancreática e biliar é impedida. A extensão de intestino delgado afastada do processo de digestão/absorção é substancialmente inferior à das técnicas indutoras de malabsorção. O bypass gástrico em Y de Roux tem como efeito secundário intencional a síndrome de Dumping, sendo assim desencorajada a ingestão de alimentos com teor elevado de gordura e açúcar, que provocam sintomas desagradáveis.

Uma vez que a bolsa gástrica é de dimensão muito reduzida torna-se bastante importante o volume (cerca de metade de uma chávena de chá) e a frequência das refeições (quatro a seis por dia). Os alimentos devem ser tomados em pequenas porções, espaçadas de alguns minutos, perfeitamente mastigadas e engolidas lentamente. A ingestão rápida ou de quantidades excessivas pode resultar em desconforto ou vómitos.

Assim, com esta intervenção, a perda de peso não fica dependente de um único mecanismo, uma vez que é induzida por, pelo menos, três:
. a redução da ingestão
. a redução da absorção
. a síndrome de Dumping
É possível, mas ainda objecto de investigação, a actuação de um quarto mecanismo de natureza hormonal, não completamente esclarecido, por via da inibição do apetite.

Os resultados deste procedimento são muito bons, sobretudo quando comparados com os dos procedimentos puramente restritivos. Por outro lado, o comprometimento da absorção de microelementos essenciais é mínimo, e o da absorção de proteínas é nulo; aconselha-se contudo uma suplementação vitamínica vitalícia.

O bypass gástrico em Y de Roux é assim a operação preferida na grande maioria dos centros especializados e especialmente dedicados ao tratamento cirúrgico da obesidade no mundo ocidental, nomeadamente, na Europa e nos Estados Unidos da América. É considerado como o gold standard do tratamento cirúrgico da obesidade.

As vantagens desta intervenção cirúrgica incluem:
. possibilidade de realização por via laparoscópica
. mais eficaz na redução de peso do que os procedimentos restritivos
. mais eficaz na redução ou eliminação das comorbilidades, sobretudo diabetes e hipertensão arterial, do que os procedimentos restritivos
. não é causa de carências nutricionais graves, nomeadamente, carências proteicas
. não é causa de efeitos secundários como diarreia, flatulência ou fezes com cheiro fétido
. não implica qualquer ressecção gástrica, sendo assim reversível
. não exige a colocação de um corpo estranho na cavidade abdominal

.
.

Nenhum comentário: