Botas Salto Agulha

Botas Salto Agulha

sexta-feira

Humanização em T&D

A importância da preparação profissional e psicológica entremeados pelos aspectos experiências ligados ao Treinamento e Desenvolvimento trazendo Proposições de Condições Básicas para maior Humanização dos Processos de Treinamento. Assim como, indica a necessidade do aprimoramento de metodologias relacionadas ao enfrentamento de riscos causados pela desconsideração às questões relativas à saúde mental dos aprendizes e dos instrutores levando em consideração a subjetividade inerente a cada indivíduo. É percebido nas organizações atualmente que há um investimento cada vez maior no capital humano vinculado à qualidade dos recursos de capacitação e à produção.

Através segurança, saúde, interação com as pessoas e do desenvolvimento de competências das faculdades subjetivas dos empregados que vai depender a produtividade, a qualidade do serviço oferecido e o custo das empresas. O desenvolvimento profissional não deve ater-se apenas no preparo intelectual e técnico ou ao desenvolvimento de ferramentas e tecnologias, mas também as emoções que dão valor ao significado do trabalho e ao relacionamento interpessoal. O não reconhecimento destes fatores pode induzir ao desestímulo e desinteresse pelo exercício profissional, além de causar sofrimento psíquico. A ênfase às operações humanas deve ser situada no mesmo plano da integridade dos equipamentos e da qualificação dos líderes gerenciais.

É possível constatar que quando o empregado não se sente considerado enquanto pessoa em seu ambiente de trabalho aumenta o não comprometimento e o não envolvimento do mesmo. Quando isso acontece há uma série de problemas, como os de acidentes de trabalho com conseqüências para o patrimônio das empresas. A natureza do trabalho a ser exercido e o grau de risco nele inerente ambos estão ligados às habilidades particulares como prontidão para iniciativa_ principalmente entre profissionais que trabalham com situações de alta periculosidade, raciocínio rápido para o uso de alternativas na solução de problemas, concentração para o domínio da situação e criatividade. Estas habilidades não são desenvolvidas pela imposição de normas e procedimentos, podendo causar o impedimento de suas explicitações quanto mais rígidas forem os treinamentos porque despertaram medo e defesas que os indivíduos estruturam internamente para enfrentar as tarefas e resolver conflitos.

Perceber e responder de forma assertiva às condições ambientais depende de um processo dinâmico impregnado de interações objetivas e subjetivas, conscientes e inconscientes, que devem estar voltadas para o novo. O sujeito deve manipular o meio estressante modulando seu efeito através do domínio do ambiente sem se sentir indefeso. Sendo capaz de gerenciar situações, independente do tipo do agente estressor, para ter condições de atuar através de novas estratégias de enfrentamento. Aumentar o estresse reduz a capacidade de tomada de decisão, de selecionar informações necessárias e transmiti-las e a percepção de perigo.

Os padrões hierárquicos, normas e procedimentos, tipos de controle, seleção, treinamento e avaliações de desempenho caracterizam as organizações estruturando a identidade da Cultura Organizacional que é repassada pelas empresas sobre si mesmas para seus membros. A dinâmica dos processos de aprendizagem deve ser considerada como base para o bom funcionamento destes processos tratando da qualificação de seus líderes e instrutores diretos, os quais também são tomados de angústias e dilemas nas relações interpessoais e ao tomar decisões que afetam a vida dos outros. Não se deve acreditar que muitas informações passadas durante os Processos de Treinamento e Desenvolvimento levam a um melhor desempenho dos colaboradores, nem mesmo incentivar conflitos relacionados ao poder, a submissão e a necessidade de dominação que anulam as potencialidades humanas.

Ao propor Condições Básicas para maior Humanização dos Processos de Treinamento se faz necessário mesclar a objetividade das normas e procedimentos e os aspectos psicológicos da individualidade para que haja um desenvolvimento pessoal e organizacional no mercado atual em constante transformação e que apresenta uma gama de ferramentas para a comunicação, assim como, os diversos estudos e teorias sobre os processos de aprendizagem.


Crica Fonseca

Um comentário:

D.J.Klein disse...

Gostei de seu blog. Bem feito; bem acabado e, sobretudo, com bom gosto! Consistente, profundo, humano, sem superficialidades...! Valeu a visita! É bom encontrar gente que pensa assim!
:L