Botas Salto Agulha

Botas Salto Agulha

segunda-feira

Ética Objetiva e Subjetiva

Ética não é apenas um conjunto de normas que norteiam o comportamento humano traduzindo atitudes em boas ou más. É, principalmente, assegurar valores relevantes para a manutenção do equilíbrio das relações sociais. Podendo apresentar-se como regras definidas claramente em seu caráter objetivo. Assim como, ser uma abrangente gama de valores subjetivos individuais ou coletivos, que não devem ser alvo de movimentos separatistas ou preconceituosos.

No exercício profissional dos psicólogos deve-se levar em consideração que tais valores não são fixos e imutáveis, não são estagnados, e estão em constante desenvolvimento de acordo com o contexto sócio-cultural e econômico, podendo ser até mesmo religioso, onde o indivíduo está inserido.

A Constituição Brasileira em seus Princípios Fundamentais estabelece diretrizes baseadas em Valores Universais necessários para o exercício da cidadania neste país. Outros documentos foram formulados como ramificações desta fonte. Cabe ao povo e aos seus governantes conhecer e atuar à luz destes quando convivendo em sociedade.

A natureza subjetiva dos valores éticos dá ao indivíduo a responsabilidade para agir considerando impressões e interpretações internas para que sejam estabelecidas atitudes em relação ao outro e a si mesmo. Não apenas como o direito de ir e vir, como também o de expressar-se livremente onde a subjetividade de cada um não deve ferir a subjetividade do outro para que haja harmonia nas relações.

Diferentes líderes e psicólogos defendem a importância da humanização dos processos interativos incorporando a subjetividade como elemento de coesão entre as pessoas e os padrões de conduta. É compreender o outro como capaz de fazer escolhas individuais, atuar e pensar em sua forma própria criando condições favoráveis para uma vida plena no ambiente em que está inserido e com a natureza.

Crica Fonseca

Nenhum comentário: