Botas Salto Agulha

Botas Salto Agulha

sábado

Plano de Carreira; definir, planejar e atuar.

Um conjunto de procedimentos determina Cargos, Funções e Salários. Torna-se fundamental identificar a realidade do empregador, assim como as necessidades, diretrizes, visão, missão, projeção de mercado, metas e valores que envolvem a Cultura e o Clima Organizacional de uma empresa. Conhecer as políticas da organização também engloba descrever as Remunerações, os Benefícios, os Incentivos, a preocupação o Plano de Carreira e o Desenvolvimento Profissional e Pessoal de seus colaboradores. Funcionários contratados e candidatos potencialmente aptos devem entender de forma honesta e clara seu campo de atuação para que se comprove atração pelo exercício profissional. Critérios bem definidos de Descrição de Cargos e Salários estabelecem um roteiro capaz de auxiliar todo o processo de Recrutamento, Seleção, Treinamento, Capacitação, Desenvolvimento e Retenção de Talentos. Tal descrição deve contar com a colaboração dos Gestores de Recursos Humanos, Gestores em geral, Gerentes, Coordenadores, Líderes, Supervisores de Linha e Encarregados de Produção para Análise de Cargos e Funções e Definição de Perfil desejado. Todos os ramos de atuação devem estar integrados e envolvidos como forma de estratégia de sobrevivência no mundo atual, visando à importância da adaptabilidade necessária e proativa às mudanças inevitáveis. Devemos considerar também que de acordo com autores como Mário Persona, o Plano de Carreira não obedece mais a lentidão do passando porque hoje funciona de forma multifacetada, veloz e dinâmica exigindo maior criatividade. É preciso sensibilidade, observação, simplicidade, flexibilidade e disponibilidade para a mudanças que podem trazer vantagens e exigem a observância de saber correr riscos para alcançar satisfação no mercado competitivo atual.

Compreende-se como Cargo o conjunto de funções semelhantes com suas devidas tarefas relacionadas. Sendo Funções o conjunto de tarefas atribuídas ao Cargo. Tarefas são o conjunto de procedimentos de esforço físico ou mental exercidos. O salário é o conjunto de remunerações básicas recebidas pela atuação em determinado cargo. A Carreira se refere a mobilidade e ou a estabilidade ocupacional, sugerindo um caminho gradual estruturado e organizado no tempo e no espaço relacionado-o a uma seqüência de atitudes, comportamentos e experiências envolvendo uma série de estágios e a ocorrência de transições que refletem necessidades, motivos e aspirações individuais e expectativas e imposições da organização e da sociedade.

Para elaborar a descrição de um cargo é preciso detalhar “o que” se faz, “como” se faz, “porque” e “para que” se faz em determinada ação para a realização do exercício do trabalho. É importante considerar o nível de conhecimento, complexidade e responsabilidade exigidos. Incentivar o aprimoramento destas ações aumenta a eficiência e eficacia na realização de tarefas. Por isso, estudos e treinamentos e todo o tipo de informação e formação, teórica e prática, auxiliam na capacitação e especialização profissional.

Subsidiado pela definição de cargos e salários e correlacionando-o a realidade da empresa, torna-se possível estabelecer um Plano de Carreiras. Projetos de Carreiras são importantes para captar e manter talentos humanos nas organizações motivando experiências necessárias para aproveitar oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal e alcançar metas. Os principais objetivos para o Planejamento de Carreiras está em desenvolver nas pessoas um espírito crítico em relação ao seu comportamento diante da carreira, estimular e dar suporte a um processo de auto-avaliação visando o planejamento individual, oferecer uma estrutura para a reflexão das pessoas sobre a realidade profissional e pessoal, e disponibilizar ferramentas para desenvolver objetivos de carreira e planos de ação e para monitorar a carreira ao longo do tempo.

O mundo globalizado não suporta processos longos e lentos como antigamente, uma visão estratégica deve embasar o Plano de Carreiras para evitar o engessamento do desenvolvimento da carreira fazendo com que um leque de alternativas seja aceito porque a mudança contínua é inevitável. Organizações complexas modernas estão rompendo paradigmas em gestão e em valores sociais. Processos de informação, comunicação, tecnologia, materiais e equipamentos dão agilidade e rapidez ao mercado impulsionando o tempo e gerando movimentos que exigem renovação, flexibilidade, adaptabilidade, decisões hábeas, abertura às novas possibilidades, aprendizados constantes, conhecimentos distintos e percepção para entender que é possível encontrar grandes analogias em atividades distintas. Durante as aulas da disciplina de Administração de Cargos e Carreira foi possível constatar o exemplo de Mário Persona, um arquiteto graduado que se tornou consultor de comunicação e marketing e escritor.

Para apresentarem-se aptas a desenvolver e manter estes diferenciais as organizações enfrentam o desafio de gerir pessoas dispostas a renovarem-se continuamente, administrar pessoas estacionadas e sem apetência por se desenvolverem profissionalmente, compatibilizar as expectativas e o rítmo de desenvolvimento pessoal com os da empresa e estimular e oferecer o apoio condizente com uma postura empreendedora e inovadora. A responsabilidade pela administração de carreiras deve ser vista como compartilhada entre empresa e as pessoas de forma engajada e comprometida com o gerenciamento de oportunidades, planejamento e resultados a serem alcançados.

.

Crica Fonseca

sexta-feira

Você está envolvido ou comprometido com a sua relação?

Obviamente, não estou falando de perder a sua vida ao se comprometer, mas de conseguir ter noção, antes de mais nada, da diferença de comportamento entre quem se envolve e quem se compromete.


Estar envolvido é dar-se em parte, é estar junto enquanto está bom, enquanto lhe convém, lhe é interessante, enquanto você não se vê convidado a superar dificuldades, rever conceitos e valores, modificar suas atitudes a fim de fazer dar certo.

Estar envolvido é ficar somente enquanto você não precisa perder nada, não precisa abrir mão de algo que lhe é caro, não precisa sentir-se com menos alguma coisa em função desta relação, do outro, do amor que você sente.

Estar comprometido é disponibilizar-se inteiramente, é estar disposto a qualquer coisa – dentro dos limites humanos, é claro – para que o amor prevaleça, para que o seu relacionamento sobreviva apesar das batalhas perdidas, apesar de ter que exercer a sua compaixão e colocar-se no lugar do outro, tentando compreender suas necessidades e desejos, a fim de que o relacionamento ganhe.

Estar envolvido é priorizar a si mesmo na maioria das vezes, levando em conta que a relação só vale a pena se lhe trouxer vantagens. Por outro lado, estar comprometido é priorizar essa triangulação que envolve você, o outro e o mundo criado a partir desta união. É saber que nem sempre as vantagens são pessoais. Muitas vezes, é preciso abrir mão de sua opinião, de seu desejo e de seu tempo para que o relacionamento cresça, se fortifique e torne-se mais sólida a vida em comum.

Talvez isso não lhe pareça muito com romance, amor-perfeito ou conto de fadas, onde tudo parece ser sempre ganho, vantagens e benefícios. No entanto, relacionamento é uma questão de escolha, objetivo e sentimento. O amor faz com que perdas se transformem em ganhos, com que o fato de você ceder lhe transforme em mais forte e não em mais frágil.

Tem gente que costuma dizer que viver com o ser amado é dividir com ele a sua vida. Eu prefiro a palavra “compartilhar”. Dividir parece ficar com apenas metade do que você era antes, porque dá ao outro a metade restante; enquanto que compartilhar significa ficar com o que você já era e ainda poder usufruir o que o outro é, ganhar a essência dele no intuito de aprender, de reconhecer nele qualidades que você não tinha, mas que pode assimilar e passar a ter.
Quanto aos defeitos, que os dois certamente têm, você pode reconhecer os seus através do outro, dos comentários e pedidos dele; e também pode ajudar o seu amado a evoluir com seus pedidos e percepções.

Enfim, compartilhar vidas de forma comprometida é tornar-se mais, melhor, mais inteiro. É dar o seu melhor e reconhecer que não há garantias, não há certezas, não há um “para sempre”, nunca! Por isso mesmo, amar comprometidamente é uma decisão diária, é um exercício que exige disciplina e continuidade. Não há amor ganho, não há coração conquistado... há somente a decisão pessoal e particular de recomeçá-lo todos os dias.


(Autor desconhecido)

Se alguém souber quem escreveu este texto,
me avise por favor!


Crica Fonseca

quinta-feira

Prova da OAB

Recebi este texto por e-mail e gostaria de declarar que compartilho
das idéias deste professor que escreve seu desabafo com coração e coragem.
Boa sorte para todos nesta luta e acreditem no potencial de vocês!!!
Sinceramente,
Crica Fonseca



Caros alunos e alunas;
Parabenizo aos que alcançaram a pontuação mínima para a aprovação para a
segunda fase! Quem conseguiu, realmente pode se sentir muito, muito, muito
orgulhoso. Foi a prova mais difícil de todos os tempos. E, atrevo-me a afirmar: não
houve adequação, razoabilidade, e, até, como vi alguns comentando ontem em
blogs na internet, teria faltado até mesmo lealdade na seleção dos temas e no
modo de arguição dos quesitos. A prova de constitucional foi um absurdo, a
questão de contribuição previdenciária em tributário, as questões de processo do
trabalho, tutela coletiva na relação de consumo, enfim...
Escrevo para tecer algumas palavras de apoio e tentar confortar a grande maioria,
a qual, sei que, infelizmente, não atingirá o índice de aprovação. A prova foi
absurdamente difícil. Queria que vocês lessem essas palavras abaixo escrita por
mim, direcionada a cada um de vocês, com imenso carinho e profundo sentimentod
e solidariedade.
Não sei o que passou na cabeça da comissão examinadora; não sei qual propósito
eles pretendiam alcançar; qual objetivo; mas, em razão do estilo de prova, do
modo como as perguntas foram feitas, permito-me presumir que a intenção não
era das melhores. O modo como a prova foi construída permite presumir um dolo
direto e objetivo de tentar reprovar a totalidade dos candidatos.
O que é trsite é que, após rumores que a CESPE poderá sair da organização do
concurso,e aprovada uma medida "inovadora" de autorizar os alunos de 9º período
a fazerem a prova, aumenta-se absurdamente o valor da inscrição, arrecadam-se
mundos e fundos de dinheiro, e, fazem uma prova que classifico como covarde,
desleal, legitimando a crença em um objetivo pré-meditado de tentar reprovar os
candidatos globalmente.
Indago-me: para quê? Por quê? Qual o objetivo de tanta covardia?
Se a OAB acha que um advogado tem que ter esses conhecimentos para poder
atuar na profissão, temos um gravíssimo problema social e institucional: acho que
estaríamos sem advogados hoje no mercado...desafio, prestem bem atenção, D-ES-
A-F-I-O, os atuais advogados militantes, a fazerem a prova de ontem...asseguro
a vocês: SERIAM REPROVADOS NA QUASE TOTALIDADE....SERÁ QUE O
PRESIDENTE DA OAB PASSARIA NA PROVA DE ONTEM? Se eles, os mais antigos, os
experientes, os militantes, não possuem esses conhecimentos, porque que vocês,
os que estão chegando, teriam que tê-los?
Amigos, sou mestre em direito, especialista pela FGV, um profundo estudioso,
leciono a quase 10 anos, em diferentes cadeiras, modéstia a parte, me considero
um acadêmico de preparação e conhecimento acima da média dos meus
pares...não sei se eu conseguiria passar na prova...
Ontem, na correção, a expressão dos professores era de assombro...todos se
indagando "meu Deus, qual o motivo de se fazer uma prova nesse nível absurdo de
dificuldade?". Os próprios advogados/professores sentiram dificuldade para elaborar
o gabarito...
Quando se faz uma avaliação, antes de qualquer coisa, há de se perguntar: para
que fim estou fazendo essa avaliação? Se avalio um candidato a ser militar, é
necessário que ela tenha conhecimentos específico sobre técnicas de guerrilha e
exploração espacial? Se avalio um candidato a se apresentar numa cena de dança
espanhoila, ele tem que saber dançar frevo, merengue e afoxé? O Exame da Ordem
está avaliando bacharéis em direito, os quais buscam apenas a licença para
iniciarem sua profissão...não está avaliando ESPECIALSTAS EM DIREITO, JUIZES,
PROMOTORES....seuqer está avaliando alguém para que receba do Estado um
cargo de Juiz ou Promotor...a avaiação deve ser sempre proporcional ao fim
pretendido e buscando adequação ao perfil dos avaliados...se avalio 10 pessoas
querendo reprová-las, indagando com profunda compelxidade e malícia as
questões,sei que reprovarei a todos. Então pergunto: estou sendo leal? É honesto
convocar as pessoas a se habilitarem a fazer o meu concurso , se faço a prova
dentro de uma proposta que sei que meus candidatos habilitados não serão hábeis
a respondê-los?
Para quê isso?
Quanta covardia...
Amigos, queria dizer a vocês que como advogado, hoje me sinto envergonhado, por
estar testemunhando esse nível de atrocidade dentro da minha própria classe...e
queria dizer, como professor, que estou muito sofrido e que compartilho a dor de
vocês.
Queria pedir a vocês que NÃO ABAIXEM A GUARDA; SOMOS G-U-E-R-R-E-I-R-O-S;
POR FAVOR, NÃO DEIXEM QUE UMA COVARDIA TIRE O BRILHO DE SEUS ROSTOS;
NÃO PERMITAM QUE PESSOAS MAL INTENCIONADAS PREJUDIQUEM SEUS
SONHOS; NÃO SE SINTAM INCAPAZES POR CONTA DESSA ESTÚPIDA PROVA DE
ONTEM; ACREDITEM, E QUEM FALA É UM ADVOGADO, MESTRE, ESPECIALISTA,
DOUTRINADOR, A MAIORIA DOS JUIZES,PROMOTORES, DEFENSORES, NÃO
PASSARIAM NESSA PROVA; NÃO SE SINTAM DESMERECIDOS!!!
Temos que ter a inteligência emocionalde sabermos enfrentar momentos difdícies
com maturidade e parcimônia, e , acima de tudo, resginação. Acreditem na justiça
de Deus, ela não falha. Vocês que estudaram, se prepararam, se não deu nessa
prova, VAMOS EM FRENTE, LEVANTA A CABEÇA E VAMOS DAR A VOLTA POR CIMA!
VOCÊS SÃO BONS, MERECEM A APROVAÇÃO, E ELA VIRÁ. SÓ NÃO FOI DESSA
VEZ...MAS ELA V-I-R-Á.
Não se deixem abater quando as pessoas lhes olharem e disserem "poxa, não
passou?"; NÃO SE DEIXE ABATER! OLHE COM OLHAR DE GUERREIRO, e diga "NÃO
DEU, COMO EM MUITAS SITUAÇÕES DA VIDA, MAS FIZ O MEU MELHOR, E NA
PRÓXIMA PASSAREI". E vamos recomeçar...
Amigos, é hora de catar os caquinhos...equilibrar a mente...acalmar o
espírito...aconhegar o coração e ENCHER ELE DE GARRA!!! PEÇO A VOCÊS
GARRA!!! GARRA!!! GARRA!!! VOCÊS SÃO GUERREIROS!!! POR FAVOR, NÃO
ABAIXEM A GUARDA!!! SE NÃO DEU NESSA, PERDEMOS UMA BATALHA E NÃO A
GUERRA...POR FAVOR, NÃO DESISTA...EU NÃO DESISTIREI DE VOCÊS, EU
ACREDITO EM VCS, EU ESTAREI AQUI, POR VOCÊS, PARA VCS, PARA AJUDAR
VOCêS...POR FAVOR, NÃO DESISTAM DE SEUS SONHOS!
Não se sinta diminuido por ontem...essa prova, repito, foi covarde...e estou
fazendo um comentário técnico...profundamente frio e técnico...
Seria bacana se alguém tivesse acesso à Globo e conseguisse patrocinar uma
matéria aonde essa prova fosse levada a juizes, promotores, defensores,
delegados, e o repórter indagasse de plano e de surpresa "responde essa questão
para mim, qual é o gabarito?". Vocês iam ver que raríssimos acertariam...duvido
que fariam 50 pontos...falo isso para mostrar a vocês que VOCÊS NÃO SÃO
RUINS...não!!! Levante sua auto-estima! Não deixe de ter orgulho de você! Goste
de você! Continue acreditando em você! EU ACREDITO EM VOCÊ!
Amigos, foi uma ducha de água fria para todo mundo...para nós professores
também...vivemos por esse momento...vivemos pela alegra de vocês...nos doamos
de alma, de coração, por vocês...e quando vcs passam, é como se fosse cada um
de nós...vibramos como se fosse no dia da nossa aprovação...e sei que vocês
sabem o qaunto essas palavras são sinceras...
Ontem quando as mensagens começaram a chegar, especialmente de vários dos
meus MELHORES ALUNOS, dizendo que não passaram, chorei...chorei...só parei
quando meu pequenino filho Pedrinho, de 3 anos, falou "papai, não chora...", e me
deu um sorriso lindo, me abraçou, e ali minha ficha caiu que a vida segue,é linda,
vale a pena, é muito mais e muito maior que uma reprovação...especialmente
quando somos vítimas de uma covardia...pensem nos seus "pedrinhos"...pensem
que ainda temos uma vida inteira pela frente...que em Outubro estaremos juntos
de novo...e subiremos no ringue de novo...e faremos o nosso melhor! E na hora
certa, Papai do Céu nos propiciará os louros da conquista! POR FAVOR, NÃO
DESANIMEM! LEVANTEM A CABEÇA, ENCHAM O PEITO DE GARRA, DE VONTADE E
FOME DE APROVAÇÃO, E VAMOS RECOMEÇAR!
A VIDA CONTINUA, NÃO ADIANTA CHORAR, NÃO SE DEIXEM ABATER! TEMOS QUE
RECOMEÇAR...NA VIDA É ASSIM ...INFELIZMENTE, EM CERTOS MOMENTOS,
SOMOS ABATIDOS...MAS, LEMBREM-SE DA FRASE QUE SEMPRE CITO: GUEREIROS
NÃO SÃO OS QUE NÃO CAEM, POIS SOMOS HUMANOS, TODOS
CAIREMOS...GUERREIROS SÃO OS QUE SE LEVANTAM...LEVANTE! VAMOS,
LEVANTE! LEVANTE! VOCÊ É UM G-U-E-R-R-E-I-R-O (A)!!!
Fiquem com Deus,
Contem sempre comigo,
Beijo no coração!
Pedro Barretto,
Superman da OAB

domingo

Esperando o Homem Perfeito

.

Ao perceber que eu existo...

Ao perceber que eu existo, se faça presente.
Há tempos espero alguém que se mostre como realmente é.
Não deixe que o medo impeça nossa aproximação...
Largue máscaras e defesas, tenha a coragem para despir-se.
Minha simpatia por ti não se definirá por aparências,
Ou um grupo de músculos, nem conceitos preestabelecidos,
Muito menos seus ou meus diplomas e sua ou minha conta bancária...
O que há de diferente entre nós será tratado como nossas necessidades especiais.
Mostre-me sua vontade de me proteger, proteja-me! Eu farei o mesmo.
Cuide de mim sem me sufocar. Mas, principalmente, cuide muito bem de si mesmo.
Evite perseguir meus passos achando que desta forma saberá tudo sobre mim.
Não tenho segredos invioláveis. Apenas preciso de privacidade.
Leve-me para conhecer o seu mundo. A minha vida está de portas abertas!
Fale-me sobre suas dificuldades, desilusões e tristezas... Se quiser, é claro.
Serei atenta aos detalhes. Prometo ser empática e tentar te compreender.
Não pense que vou dizer-te o que deves fazer, respeito o seu caminho e suas escolhas.
Por trás dos erros cometidos deve sempre haver algum aprendizado.
Suas dores trouxeram tempero para vida. Talvez saiba o que é amargo para alguém.
Nossas cicatrizes comprovam experiências vividas e são um charme!
Quero poder sentir seu cheiro, tocar sua pele, olhar nos teus olhos, me cercar de você.
Quero dançar contigo, mesmo sem saber dançar. Viajar, sem sair do lugar.
Vislumbrar o belo embriagada de paixão. Quebrar as regras. Banir preconceitos. Voar...
E escrever a nossa história, apenas os dois.


Crica Fonseca