Botas Salto Agulha

Botas Salto Agulha

sábado

A Educação Formal e o Desenvolvimento Tecnológico

Uma pesquisa divulgada pela jornalista Mônica Weinberg em 2004 relata a vergonhosa posição do Brasil entre quarenta países quanto ao nível dos estudantes na faixa etária de 15 anos, sorteados entre escolas públicas e particulares, em habilidades básicas_ literatura, matemática e ciências. Estando o Brasil entre os piores classificados, chegando ao último lugar em matemática e ciências. É lamentável ver que mesmo assim o governo comemorou uma discreta melhora de acordo com resultados anteriores porque apenas deixamos de ser pior uma área, literatura. O que não nos trás vantagem alguma.
.
Segundo levantamentos apresentados o país encontra-se em 42º entre setenta e dois países em desenvolvimento tecnológico. Concordo com o fato de que estamos em situação desvantajosa para competir com o mercado atual. Aumentar o nível de produção tecnológica depende também de encontrarmos jovens que possam dominar conhecimentos básicos como os de matemática.
.
Os investimentos em Educação precisam ser econômicos, políticos, institucionais, assim como culturais. Precisamos dialogar de forma efetiva para compreendermos nossa realidade, gerando maior democratização da importância de aprender e ensinar; e transformando-a de maneira a promover maior autonomia aos nossos docentes e discentes na formulação do conhecimento necessário.
.
Vivemos um período onde o ensino e o aprendizado estão desvalorizados. Os meios de sustento e sobrevivência são instintivamente nossas maiores preocupações. A Educação precisa ser reorganizada em nosso contexto sócio-econômico e cultural para incentivarmos a busca e a troca do saber.
.
.
Crica Fonseca

Nenhum comentário: