Botas Salto Agulha

Botas Salto Agulha

quinta-feira

Ser Impessoal é um atraso para as Organizações

Muitos ainda acreditam que as ferramentas que determinam a direção para a solução de problemas organizacionais devem ser imparciais e isentas de sentimentos pessoais. Particularmente acredito que ser criterioso e atento aos movimentos dos colaboradores diretos e indiretos não é estar à parte das características internas de cada um. Vejo que ser impessoal ainda é um atraso para as organizações. Esta armadilha acaba por incentivar padrões de hierarquia que reprimem o desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos enquanto pessoas em constante movimento, moldando comportamentos dirigidos por uma cultura organizacional que enrijece o fluxo constante, ativo e criativo, adaptativo e inovador da natureza humana.

Ao longo dos anos o homem vem se adaptando ao trabalho como fonte de renda, satisfação pela capacidade de gerar produtos, busca do conhecimento científico e sua realização pessoal. O poder de compra, as descobertas científicas e tecnológicas e as relações interpessoais são fatores que influenciam diretamente as relações humanas na vivência organizacional empresarial que deve perceber a importância de ambientes com maior qualidade de vida. Também no papel de clientes, enquanto consumidores e detentores do capital; exigimos maior eficiência e eficácia das empresas e de seus empregados na prestação de serviços. Daí a importância de ser estabelecido um clima organizacional que possibilite uma visão de aspectos humanos comuns a todos os segmentos sociais.

O clima organizacional é percebido psicologicamente dentro da empresa. São condições internas que afetam a motivação para o trabalho, o desempenhos, as recompensas, satisfações ou frustrações, tensões, discórdia, rivalidade, ansiedade, resistência às ordens e ruídos nas comunicações. Dependendo também das condições econômicas da empresa, da estrutura organizacional, da cultura organizacional, das oportunidades de participação pessoal, do significado coletivo do trabalho, da escolha da equipe, do estilo de liderança, da avaliação e da remuneração dos funcionários. O auxílio de especialistas em sistemas de qualidade deve estar em constante análise e adaptado ao mundo moderno.

É preciso valorizar sentimentos internos e não intelectuais, confiar na própria experiência, intuições, emoções e respeitar pensamentos que sentimos como importantes. Somos capazes de abrir caminhos não-convencionais. E cabe a cada um em seu íntimo dar significado as suas vivências e escolher entre a preocupação perturbadora e a harmonia em consonância com todas as coisas.


Crica Fonseca

Nenhum comentário: